domingo, 13 de setembro de 2009

Museu Regional do Algarve


O Museu Regional do Algarve está localizado na zona central da cidade de Faro, onde se encontram as ruas pedonais e comerciais.

Trata-se de um museu etnográfico, onde se exibem objectos, fotografias, roupas, utensílios da vida quotidiana sobre a forma de vida desta região portuguesa.


Inaugurado a 15 de Dezembro de 1962, com o nome original de Museu Etnográfico Regional de Faro, possui uma valiosa colecção de peças, pinturas e objectos típicos da região algarvia. Teve como mentor o pintor farense Carlos Filipe Porfírio.

O museu foi criado em colaboração com vários artesões algarvios que executaram os objectos encomendados.

A colecção baseia-se, sobretudo, na recolha efectuada por Carlos Porfírio e centra-se em utensílios domésticos e pelo que se costuma designar de "arte Popular" (cestaria, tapeçaria, etc. ).

Fazem ainda parte do espóliograndes telas da autoria deste pintor, nas quais são ilustradas as tradições algarvias que, de forma expressiva, congelaram no tempo práticas tradicionais que foram desaparecendo.

A história que este museu nos conta é a da forma de vida das gentes do Algarve em meados do século XX, antes da afirmação da indústria do Turismo.

A Serra e o Mar retratados atravé sdos objectos que pautavam esse quotidiano.


Texto retirado do Panfleto cedido pelo Museu Regional de Faro.














Sem comentários:

Enviar um comentário