segunda-feira, 13 de abril de 2009

Faro

CIDADE DE PATRIMÓNIO À BEIRA DA RIA FORMOSA



Capital do Distrito de Faro, da região, sub-região e ainda da antiga província do Algarve que ocupa uma área de 4960 km² e onde residem 426 386 habitantes (2007).

A cidade constitui, através do Aeroporto de Faro a segunda maior entrada externa do país, conferindo-lhe uma valência vincadamente cosmopolita.

Texto retirado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Faro

É uma cidade milenar a re(descobrir). De origem pré-romana, era conhecida como Ossónoba, um dos mais importantes centros urbanos da região Sul de Portugal. Hoje é uma cidade referência que tem muito para oferecer. Com uma excelente localização geográfica e clima ameno, Faro convida a agradáveis passeios e visitas capazes de surpreender.

A Cidade de Faro, “plantada” pelos romanos à Beira da Ria Formosa, recomenda-se…Pela história, pelo património, pela vida cultural, pela calma, pela natureza…

O seu Centro Histórico é obrigatoriamente um dos principais pontos de paragem. Envolvido pelas muralhas, o mais antigo núcleo urbano, conhecido por Vila-Adentro ou Cidade Velha, apresenta-nos alguns dos mais importantes e antigos monumentos da cidade, marcos da história de povos e costumes.

O Arco da Vila constitui a principal “porta” da Vila-Adentro. Exemplar do neoclassicismo no Algarve, é considerado o ex-libris de Faro. Este portal monumental, inaugurado em 1812, possui no interior um portal em ferradura das muralhas mouras, único no Algarve. Atravessar o Arco da Vila é o “passaporte” para entrar numa “outra cidade”.

Nela estão os Paços do Concelho e a Sé Catedral, que oferece uma grande variedade de estilos: gótico, renascentista e barroco, e cujo interior é marcado por um magnífico conjunto de retábulos e um órgão barroco.


Também no Largo da Sé se impõe o Paço Episcopal, um dos principais edifícios do Algarve do período “Arquitectura Chã”. No Largo Afonso III, ainda no interior das muralhas, ergue-se o Museu Municipal de Faro, antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção.

O roteiro em Faro não fica por aqui. Fora das muralhas, o património arquitectónico é também notável. A visitar a Igreja do Carmo, imponente templo barroco do Século XVIII, com destaque para a sua capela dos ossos, a Igreja de São Francisco, a Capela de Santo António do Alto, o Palacete Belmarço, o Teatro Lethes, magnífico espaço cultural inaugurado em 1845, o Convento de Santo António dos Capuchos, entre muitos outros edifícios.
Também a Biblioteca Municipal de Faro é exemplo de um projecto arquitectónico actual. Situada junto ao Jardim da Alameda, foi inaugurada em 2001, tendo sido preservada a fachada neo-islâmica do edifício original, dando-lhe um cunho de modernidade e de conforto.


E para terminar esta breve descrição, porque há muito mais para visitar, os encantos da Natureza… Faro tem uma forte ligação com a Ria Formosa, zona ambiental protegida composta por um sistema lagunar formado por penínsulas e ilhas que alberga diversas espécies. Cenário de rara beleza, um verdadeiro santuário da natureza, constitui um dos ex-libris da cidade e um dos seus principais cartões de visita. “A Ria de Faro, quando está espelhada e serena como um lago dormente, é um deslumbramento visto ao clarão desses ocasos gloriosos, jorrando uma luz ofuscante que se estampa na paisagem e no espelho das águas em matizes da mais caprichosa fantasia”. (Júlia Lourenço Pinto).


Ver mais:  o meu Blog (em construção)  Faro com História



Texto retirado de : http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/menu_turista/concelho/
Celeiros de São Francisco



Localizado na Rua Manuel Penteado, foi construído no perímetro interior da Cerca Seiscentista.
Apesar da designação rnantida pela tradição, trata-se de uma casa de fresco mandada construir nos meados do século XVIII, pelo Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel, cujo brasão é ostentado sobre a porta principal. Em 1780, o seu filho, o Capitão Mor Manuel de Mendonça Figueiredo Manuel vendeu esta propriedade aos Frades Marianos que aí pensavam construir um convento, desconhecendo-se os motivos porque não se chegou a concretizar esta intenção. Neste edifício de dois pisos e planta octogonal, destacam-se, no exterior, a representações de Hércules e do Gigante Adamastor.
De referir o paralelismo destes trabalhos de massas com os da Casa das Figuras, todos mandados executar pelo referido desembargador. Nos princípios do século XX, os tanques e os jardins foram destruídos em consequência do loteamento exaustivo desta zona. De momento, necessita de obras de consolidação.

Texto retirado de : http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/menu_turista/concelho/cultura/patrimonio_historico/monumentos/Celeiros+de+Sao+Francisco.htm
Cerca Seiscentista de Faro
Criada em virtude do receio de uma resposta militar espanhola à Restauração de 1640. O abandono e o terramoto levaram à destruição da estrutura militar. Nas Guerras Liberais, reconstruíram-se certas partes, restando apenas hoje pequenos troços.Incluí no seu interior:o Convento de São Francisco (Faro)a Ermida de Nossa Senhora da Esperançaa Igreja de São Francisco de FaroIncluía na sua área:a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz (Faro) Texto retirado de : http://radix.cultalg.pt/visualizar.html?contexto=575&id=3058&offc=5
Jardim da Alameda

Situado na Rua da PSP trata-se de um local extremamente calmo com Parque Infantil, zona de piqueniques, mini-golf e campo de futebol de salão. Poderá visitar a Biblioteca Municipal de Faro que se situa junto ao Jardim.
Neste jardim pode-se apreciar a magnifica variedade de arvores centenárias.




Avenida 5 de Outubro

Avenida do Liceu





Sem comentários:

Enviar um comentário